Trends will be friends

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Público | Restaurantes, Coffee Houses, Brunchs, Chefs, Restauranteurs

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Churchil disse “Nunca se deve passar uma boa crise ser desperdiçada”. 

E nós dizemos “Bem(dito), Churchil”.

A conjuntura atual da restauração é crítica, já todos sabemos. Mas não desperdicemos este momento sem auscultarmos a evolução natural do mercado e aprendermos com as sua tendências.

E como nós aqui na Agência fazemos o trabalho de casa, compilamos algumas das principais trends de 2020 segundo a Trend Hunter e a Eater:

  • Only Delivery Restaurants - Sendo o delivery uma das únicas duas alternativas de venda da restauração durante o período de confinamento, várias são as marcas que viram neste cenário a oportunidade de criar novas identidades especializadas neste modelo. Um modelo que requer menos investimento de implementação, menos recursos - materiais e humanos - e altamente focado no produto, que aqui se deve apresentar como sendo menos complexo, de confecção simplificada e de empratamento prático. Exemplos de marcas Only Delivery em Portugal - Savage (Chef Olivier) e Pausa (Chef João Pupo Lameiras).

  • Food Halls especializados em Delivery - Estamos a falar de um Mercado Gastronómico com food corners tematizados, seja por especialidade, seja por Chef ou comida do mundo - tal como conhecemos o Mercado de San Miguel em Madrid, o Time Out Market em Lisboa ou o Mercado Bom Sucesso do Porto - mas aplicado ao conceito de delivery. No fundo, o pedido é efetuado ao Food Hall - que abrange uma panóplia de possibilidades de restauração - e que fica responsável pela entrega, proporcionando uma experiência gastronómica diferenciada e alargada.

  • Pricing de Fidelização - É inevitável que a restauração necessite de reforçar as suas estratégias de fidelização através de uma política de pricing apelativa para os clientes habitué da casa. Cartões de pontos, oferta de sobremesa ou café, desconto no outro restaurante do grupo, se for o caso, ou em pedidos efetuados em determinada altura da semana - são algumas das possibilidades que levam o cliente a sentir-se recompensado e certamente com vontade de repetir a experiência.

  • Taxas de Entrega Free - Num momento em que o delivery é uma das experiência de venda em restauração por excelência, as entregas gratuitas assumem-se como sendo determinantes na tomada de decisão de compra já que o valor será mais aproximado ao contexto da experiência em restaurante.

  • Vegan Delivery - Apesar de hoje em dia ser já comum os restaurantes apresentarem opções vegetarianas na sua ementa, é menos comum haver alternativas vegan. Quando estamos perante um nicho de mercado que se tem vindo a converter num verdadeiro segmento os restaurantes devem olhar para esta tendência como uma oportunidade para renovarem a sua oferta e, quiçá, reposicionar marcas.

  • Chefs Lives Instagram - Os Chefs têm vindo a ascender ao patamar de autênticas celebridades no canal digital. Os seus diretos no Instagram têm atingido milhares de visualizações sobretudo quando o conteúdo é a confeção de receitas para que as pessoas possam também reproduzi-las no conforto das suas casas. O Big Mamma Group tem proporcionado aos seguidores Lives com os seus Chefs semanalmente onde estes partilham receitas tradicionalmente italianas como focaccias e raviolis.

  • Merchandising - O delivery e o take away anulam grande parte do brand experience proporcionado pelo restaurante. Nesse sentido, as marcas têm procurado apostar em diferentes elementos de comunicação que possam retratar uma experiência distinta e especial junto dos clientes. O Dickey’s Barbecue Pit concebeu uma coleção de facas autografadas que podem ser adquiridas pelos clientes para garantir que o corte da carne em suas casas é o mais semelhante possível ao do restaurante.

  • Digital Tasting - Numa era em que os eventos gastronómicos e as experiências de degustação também ficam em stand by, as marcas têm procurado converter parte dessas vivências em momentos virtuais. A Quinta do Soalheiro tem promovido a degustação dos seus vinhos através de um manual digital e de um vídeo interativo.

TFC Team

 
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